#Thailand: Day 2 - Bangkok - Part 1

O nosso segundo (e único) dia em Bangkok começou bem cedo e com um espetacular pequeno-almoço no hotel. Se vierem recomendo totalmente o Novotel Bangkok Fenix Silom, para além de bem localizado, tem quartos maravilhosos, staff super simpático e um pequeno almoço que é uma delícia.
Pequeno almoço no hotel


Depois de bem comidos, descemos até à receção onde nos esperava o nosso guia para uma tour de meio dia (uma manhã) oferecida pela Soltrópico que incluía a visita a três templos e onde conhecemos um casal de portugueses que acabou por passar todo o dia connosco e se tornou uma excelente companhia. A visita era em Espanhol contudo grande parte dos guias que supostamente falam espanhol eu diria que falam mais “portunhol” (o nosso numa das conversas chamou cao a um cão em vez de perro, como na vizinha Espanha). Eu adorei o nosso guia: era simpático, explicava tudo, podíamos fazer-lhe variadíssimas perguntas sobre Bangkok que ele respondia, aguardou sempre pacientemente por nós, tirou-nos fotos e ainda se parecia com o Mr. Chow do filme “A Ressaca” (sim, o chinês!!!).
O primeiro templo que visitamos foi o templo do Buda Dourado – Wat Traimit – que fica localizado em plena Chinatown e que alberga um buda que seria de gesso mas, aquando do seu transporte para este templo, descobriu-se que o gesso servia apenas para esconder a sua total constituição de ouro, um total de 5 toneladas, dos possíveis ladrões. Não é um templo muito grande e visita-se com alguma rapidez, mas dá logo para sentir aquele impacto cultural e a devoção que eles têm a buda.
Buda de Ouro

Pormenores dos tetos do templo

Entrada trabalhada do templo

Pormenor de uma das janelas

Visão geral do templo

O segundo ponto de paragem foi o tão conhecido Templo do Buda Reclinado – Wat Pho – o maior templo de Bangkok e que alberga um buda dourado com cerca de 46 metros de comprimento e 15 metros de altura. É deveras surpreendente toda imponência desta figura e do que a rodeia. O recinto que engloba tem uma área considerável e para além de outros pequenos templos e de um centro de ensino de massagens tailandesas tem ainda vários Chedis – que nos foi explicado que são os locais onde se colocam as cinzas dos mortos (lá o normal é cremarem os entes queridos) – incluindo os Chedis onde são colocados os restos mortais dos reis. Algo que me fascinou foi as oferendas que eles fazem aos seus antepassados: desde flores e fruta a panelas com comida! Totalmente diferente do que estou habituada.
Chedis

Pormenor arquitetónico

Pormenor de uma coluna

Jardim do Wat Pho

Buda reclinado

O último templo a visitar nesta tour foi o Templo de Mármore – Wat Benchamabophit – um templo com evidências europeias, como os seus vitrais e o uso de mármore. Na minha opinião, este não é o templo que mais surpreende a nível de interiores, mas os claustros e todo o jardim em redor é esplêndido e dá para tirar umas fotos lindíssimas. Este templo tem nos seus claustros muitos sinos para tocar (dizem que dá sorte) e ainda diversas figuras de budas em bronze em várias posições, cada uma com um significado. No exterior tem uma espécie de canal no qual encontramos um dragão de Komono.
Templo de Mármore

Pormenor de um vitral

Pormenor do mármore do chão

Os sinos que dão sorte (espero que seja verdade!!)

Pormenor de um telhado

Dragão de Komono

Terminada a tour, começamos as visitas que tínhamos planeado para aquele dia. Com receio de não ter tempo para visitar todo o recinto do Grand Palace, pois fecha muito cedo e tem uma vasta área, optamos por almoçar mais tarde e dirigimo-nos para lá para ver o Palácio Real e o Wat Phra Kaeo – Templo do Buda Esmeralda. Quase a chegar à entrada do templo fomos abordados por um local que nos disse que as visitas ao templo já estariam esgotadas devido ao grande fluxo de visitantes e que nos levaria a dar um passeio pela cidade em tuk-tuk, ora eu não viajei até ao outro lado do mundo para ficar à porta de um dos recintos que mais queria conhecer por isso seguimos até às bilheteiras onde chegamos à conclusão que o que o senhor queria era clientes, pois ainda havia bilhetes e era possível a visita ao templo, por isso não se acreditem em qualquer coisa que vos digam!
São diversos os edifícios que existem dentro do recinto do Grand Palace e vão desde edifícios de arquitetura típica tailandesa mas “simples”, isto é, só pintados mas sempre com algum pormenor brilhante e com os seus telhados imponentes, até edifícios completamente forrados com azulejos coloridos e brilhantes que são deveras fascinantes. Aqui sim, fiquei completamente apaixonada com os pormenores, com todo o brilho, principalmente quando o sol incidia nos azulejos, um verdadeiro tesouro a céu aberto e visitável!
Entrada do recinto do Grand Palace

Um dos templos do recinto

Templo todo dourado

O meu templo preferido

Pormenores

Telhado típico tailandês

Um dos templos mais bonitos do recinto

Visão geral

Edifício onde o rei recebe altas entidades

Mais um pormenor

Este dia em Bangkok foi extremamente corrido, por isso, e para não se cansarem, decidi dividir este post em dois. Não percam a continuação desta aventura. Até lá deixo-vos com algo algo que apreciei bastante: a segurança dos “andaimes” que por lá se usam, um verdadeiro número de equilibrismo (e sorte, muita sorte!!)

Sem comentários!!


Apontamentos:
- Comecem o dia bem cedo pois grande parte dos templos fecha a meio da tarde. Na grande maioria dos templos os homens devem usar calças ou calções que tapem os joelhos e t-shirt e as mulheres devem usar calças ou saias compridas e t-shirt que tape os ombros ou um lenço. No Grand Palace é obrigatório o uso de calças e t-shirt quer para homens quer para mulheres (aqui não é permitido o uso de lenço para tapar os ombros, só mesmo t-shirt);
- Wat Traimit - Templo do Buda Dourado: aberto das 8:00h às 17:00h;
- Wat Pho - Templo do Buda Reclinado: aberto das 8:30h às 17:00h;
- Wat Benchamabophit - Templo de Mármore: aberto das 9:00h às 17:00h;
- Grand Palace: aberto das 8:30h às 15:30h, com um custo de 500 Baht (cerca de 13€).

Sigam as redes sociais do blog para ficarem a par de todas as novidades:
Sigam também o meu Instagram pessoal para terem acesso a mais fotos.

Daniela Pinto

14 comentários:

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Confesso que a única coisa que me interessou foi a comida. Ai menina que comida linda! Sou Tourina, vivo sem com fome ahahah <3
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comida lá é super saborosa e tem uns temperos... ui... saudades!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Lindo. Só olhando para as fotos, já dá vontade de visitar a tailândia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que lá ir, é uma viagem de uma vida e vale totalmente a pena!

      Eliminar
  3. Nossa que lugar mais lindo para visitar, se não me engano já tinha ouvido falar, adorei saber um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post (Conjunto Novo) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Que sítios maravilhosos! Adorei as fotografias :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  5. Sempre com fotos maravilhosas, amei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Só quero transmitir o melhor que consiga a beleza daquele país :)

      Beijinho

      Eliminar
  6. Que vontade de visitar, que inveja boa!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/coachella-favs-ever.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorava que todas vocês conseguissem lá ir um dia. Vale tanto a pena!!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. As tuas fotografias enchem-me de vontade de ir a Bangkok... Que sonho, mesmo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade vibrante que junta cultura e modernismo :)

      Beijinho

      Eliminar