#Pousadas da Juventude: Serra da Estrela


Olá minha gente!
Vamos fazer uma pausa nos posts sobre a Tailândia para não vos cansar e porque tenho mais mil e uma coisas para partilhar convosco. Quem me conhece sabe que gosto de viagens low-cost e que me custa gastar muito dinheiro em viagens e se há coisa que dispenso são hotéis com muitas estrelas, claro que há sempre um dia especial ou uma viagem especial que exige isso, como o caso da Tailândia, mas no que toca ao nosso país e a uma pequena escapadela eu opto sempre por experimentar as nossas Pousadas da Juventude. Para além de estarem espalhadas por várias zonas do país, são baratas, têm pequeno-almoço incluído, muitas delas têm cozinha que nos permite poupar dinheiro em restaurantes e ainda tens a possibilidade de ter desconto caso uses Cartão Jovem ou Cartão Pousada. E a verdade é que se eu vou conhecer uma zona do país não preciso de ficar alojada num hotel com Spa, piscina e mais mil e um afazeres pois o objetivo é passar o máximo de tempo a conhecer a localidade, sendo que o hotel serve apenas para tomar banho, dormir e tomar o pequeno-almoço (é só a minha maneira de pensar!!!). Desde que seja confortável e limpo por mim está tudo bem!
Foto retirada daqui


A Pousada da Juventude de que vou falar hoje é uma das minhas preferidas, senão mesmo a preferida, e a que frequento há já três ou quatro anos: a Pousada da Juventude da Serra da Estrela. Esta pousada fica localizada nas Penhas da Saúde, às portas da serra, numa zona onde por norma neva durante o Inverno (cerca dos 1500 m de altitude), num local com cafés e restaurantes e com bons acesso quer à Torre quer à Covilhã (diria que fica a meio caminho das duas).
Foto retirada daqui

Foto retirada daqui

Eu sempre visitei a pousada na época alta, o Inverno, pois tenho o hábito de ir esquiar pelo menos uma vez por ano e sabe mesmo bem, depois de um dia em cheio, tomar um banho quente e estar num quarto aquecido sem ter que fazer uma viagem de 2h até casa. Sempre fiquei alojada em quartos duplos com WC no edifício novo. Existem dois edifícios, um mais antigo e um mais recente. É verdade que o edifício antigo carece de algumas remodelações e que poderia ser um pouco mais quente, pelo menos na zona das refeições que é a que conheço e que nos foi indicado que os quartos duplos que se encontram neste edifício têm um preço mais reduzido pois o aquecimento é menos eficiente. Já o edifício recente é muito moderno, tem uma decoração bonita e a combinar com a envolvente, a montanha, e em termos de aquecimento não tem falhas. Existem dois andares neste edifício: os quartos do andar superior têm uma janela com vista para a serra e os do andar inferior têm uma porta que dá acesso a um terraço, também com vista para a serra. Os quartos têm televisão, com canais portugueses e espanhóis, internet Wi-Fi, roupeiro, uma casa de banho com chuveiro, sanita e lavatório em que nos são oferecidos gel de duche e sabão e ainda dois aquecedores reguláveis (um no quarto e outro na casa de banho) com bastante potência!
Vista de um dos quartos do andar superior

Pormenor de um dos quartos do andar superior

Foto retirada daqui

Foto retirada daqui

O pequeno-almoço é o normal para uma pousada da juventude: pão, manteiga, doce, fiambre, queijo, iogurte, sumo, café, leite, cereais, entre outras coisas, e que, a meu ver, serve perfeitamente para matar o bichinho :P
Os preços vão desde 15€ em época alta e 13€ em época baixa para uma cama individual num quarto múltiplo. Esta pousada é ótima para quem gosta de praticar desportos de Inverno ou de natureza e de fazer caminhadas em trilhos, devido à sua localização, para famílias, pois os quartos são espaçosos e o ambiente é agradável e sossegado, para grupos de amigos pois tem quartos múltiplos com muitas camas e salas de convívio com muito onde passar o tempo. Tem ainda cozinha de alberguista e faz refeições.
Sala de convívio do edifício recente

Quarto em que fiquei em Abril deste ano (eu sei, está muito desarrumado!!)

Este ano foi a primeira vez que lá fui e em que nevou a noite toda por isso fiquei com receio de ficar lá presa e não conseguir sair, mas tal não aconteceu pois os limpa-neves estão constantemente a passar na estrada principal e ainda limpam o parque de estacionamento com alguma regularidade.
Se querem saber mais sobre esta pousada visitem o site!
E tu, já ficaste nesta ou noutra pousada da juventude? Quero saber a tua opinião!


Sigam as redes sociais do blog para ficarem a par de todas as novidades:
Sigam também o meu Instagram pessoal para terem acesso a mais fotos.

Daniela Pinto

4 comentários:

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar, mas adorei a tua partilha, parece ser bastante bom para visitar e passar uns dias
    Beijinhos
    Novo post (Sugestão De Presentes Para o Dia Da Mãe) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Parece ser super confortável!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/zaful-lemon-stripes-review.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar