#Portugal: Madeira Island - Day 2

O segundo dia pela maravilhosa ilha da Madeira começou bem cedinho pois o nosso objetivo era ver o máximo que conseguíssemos para deixar tempo livre do terceiro dia para um programa que não estava planeado mas, para descobrirem esse programa, esperem pelo próximo post! Até lá deliciem-se com estas belas paisagens que tenho para partilhar e com todos os locais que visitamos neste segundo dia de aventura 😊
Estrada que leva até à praia ao lado do Cristo Rei

1. Cristo Rei da Ponta do Garajau, Caniço:
Quase parece que estamos no Brasil, mas não tem nada a ver! Este miradouro tem umas vistas deslumbrantes e é possível ver desde o Funchal até às ilhas desertas. Para além da estátua do Cristo Rei, é possível chegar até ao fim desta ponta, descendo uma escadaria que infelizmente não está no seu melhor estado, mas vale totalmente a pena e, durante a descida, vê-se um pequeno cubículo que servia para antigamente os pescadores de baleias as avistarem. No estacionamento para este miradouro têm ainda um teleférico que vos leva a uma pequena praia que fica no fundo da ponta e é possível avistar de vários pontos do miradouro;
Praia ao lado do miradouro

Vista para o Funchal

Vista para a ponta

Caminho abandonado até à ponta

Cristo Rei visto da Ponta

2. Curral das Freiras:
Fizemos um pequeno desvio até ao interior da ilha para visitar Curral das Freiras, uma freguesia de Câmara de Lobos que fica no meio de montanhas, sendo estas tão altas e com tanta ravina que a sensação de se estar ali debaixo é arrepiante. E se aquilo tudo se lembra de vir por ali abaixo? Mas não deixem de visitar esta localidade pitoresca;

3. Miradouro do Curral das Freiras/Eira do Serrado:
Este miradouro localiza-se numa das montanhas que rodeiam a pitoresca freguesia e é possível ter uma noção da profundidade a que se localiza Curral das Freiras e apreciar toda a beleza que a envolve. É ainda possível ver restos da antiga estrada que ligava a freguesia até este miradouro e que nos mostra como era perigoso conduzir pela ilha antes de todos estes túneis e vias rápidas;
Vista para Curral das Freiras desde o miradouro

4. Câmara de Lobos:
Chegada a hora do almoço, decidimos visitar Câmara de Lobos, uma localidade de que só ouvíamos maravilhas principalmente em relação a comida. Para mim esta foi a cidade de que mais gostei na ilha, principalmente por ser tão típica, ter os barcos na baía e parecer mesmo uma “aldeia de pescadores”. É ótimo para passar algum tempo por aqui.
Baía de Câmara de Lobos

Como a fome já apertava e já que estávamos numa zona piscatória, decidimos que iríamos almoçar algo com peixe e depois de uma pesquisa por um motor de busca escolhemos o restaurante Vila do Peixe e foi uma bela escolha. Nunca tinha ido a um restaurante com uma banca de peixe em que podemos ir lá escolher o peixe que queremos comer, se frito ou grelhado, e é pago ao quilo (os preços estão num quadro por cima da banca). Apesar do peixe maravilhoso que por lá havia, eu decidi-me pelo esparguete com peixe e marisco e o M. escolheu polvo com batata a murro. Para entradas escolhemos lapas e bolo do caco com manteiga de alho. A comida era deliciosa, os empregados eram muito simpáticos e atenciosos e a vista deste restaurante é soberba. Mais que recomendado!
Lapas

Bolo do caco com manteiga de alho

O polvo do M.

5.  Miradouro do Cabo Girão:
Depois de barriga cheia retomamos a aventura, e que aventura! Começo por dizer que eu tenho medo de alturas, as perninhas começam logo a tremelicar e tenho medo de perder o equilíbrio. Também acrescento que não confio muito em pavimentos de vidro e coisas suspensa, enfim, coisas minhas. Mas consegui visitar este miradouro (palminhas para mim, por favor!).
O miradouro do Cabo Girão é um miradouro que se encontra suspenso a 580 metros de altura, no cimo de uma ravina, e que tem chão de vidro e de grelha, de modo a puder contemplar-se a fajã que se encontra lá bem no fundinho. Para além disso temos uma visão infinita do mar. É um dos meus locais preferidos da ilha e recomendo a visita, mas atenção que este fecha às 20h (mesmo que não exista qualquer indicação dessa informação na porta);
Vista do Cabo Girão

Vista para a fajã que fica ao fundo do Cabo Girão

6. Cascata dos Anjos, Ponta do Sol:
Já com o fôlego recuperado, fomos até um dos locais que mais ansiava desde que tinha procurado por fotos da Madeira: uma cascata que cai diretamente na estrada. Eu sei que já vos falei de uma parecida no postanterior, mas nesta a estrada ainda está aberta e eu estava super curiosa de como seria passar lá por baixo. Já tinha visto pessoas a lá ir de fato de banho e levar com a água, mas não estava preparada e confesso que me faz alguma impressão levar com tanta quantidade de água assim em cima. Outra situação curiosa que por lá se passou é que reparamos que os habitantes locais vão até lá lavar os seus carros, nomeadamente carrinhas de caixa aberta, e olha que bem pensado! Aconselho este local para quem quer tirar umas fotos catitas, quem quer experimentar levar com uma cascata em cima ou quem pura e simplesmente tiver curiosidade e lá quiser passar de carro;
A bela da cascata (e eu a tentar chegar lá bem perto)

Carrinha a ser lavada pela cascata

7. Cascata da Garganta Funda, Ponta do Pargo:
Fizemos toda a estrada antiga, ER101, desde a Ponta do Sol até à Ponta do Pargo. Aqui deixamos o carro e seguimos a pé até ao miradouro que permite ver esta cascata. Daqui é possível ainda ver o mar e estar rodeado de verde, de animais e da natureza;
Cascata da Garganta Funda

8. Piscinas naturais de Porto Moniz:
Nesta localidade balnear existem dois complexos de piscinas naturais: um é pago, custa 1,5€ a entrada e está aberto das 9h às 19h, e o outro tem entrada gratuita. O meu objetivo era visitar o complexo pago, pois não sabia da existência do outro no entanto, quando lá chegamos, este estava em obras logo decidimos dar uma volta pela beira-mar até que encontramos o outro. A água é muito apetitosa e as piscinas têm como cores de fundo o verde e o azul, dependendo das algas e da profundidade. Era tudo tão límpido que, mesmo com o céu nublado e um vento frio, decidi que tinha de me molhar. É claro que a água estava gelada mas, mesmo assim, ainda consegui molhar até à anca. Este é mais um dos meus locais preferidos da ilha, principalmente para dias solarengos e com algum calor.
Piscinas naturais de Porto Moniz

Eu a tentar entrar nas águas gélidas mas límpidas da piscina

Tudo o que tínhamos planeado ver neste dia conseguimos visitar, por isso fizemos a estrada que liga Porto Moniz até ao Funchal, passando assim pela Serra de Água.
Para o jantar decidimo-nos por um restaurante que o rececionista da pousada nos recomendou: Restaurante Santo António, em Câmara de Lobos, onde se come a tão famosa espetada em pau de louro e, para acompanhar, umas batatinhas fritas muito bem temperadas, algo que adorei na ilha e que sinto falta aqui na zona. Claro que para entrada voltamos a pedir o bolo do caco com manteiga de alho. Mais um restaurante que recomendo muito, pois a espetada é uma maravilha e o atendimento é muito simpático, no entanto convém ter reserva, especialmente ao fim-de-semana, pois é um restaurante muito concorrido.
Digam lá se estas batatas não têm tão bom ar? Uma maravilha

E esta espetada? Tão boa! Sente-se mesmo o sabor a louro

No fim do jantar, e porque a dormida ia ser no Funchal, regressamos a esta cidade e passeamos pela marginal. E que bonito passeio 😊
Vista desde a marina para o Funchal

Sé do Funchal

Espero que estejam a gostar desta aventura e acompanhem o último dia em breve, aqui neste cantinho!

Sigam as redes sociais do blog para ficarem a par de todas as novidades:
Sigam também o meu Instagram pessoal para terem acesso a mais fotos.